HIDROTERAPIA

Área ou recurso da fisioterapia onde se realizam as sessões (45′) dentro de piscina aquecida (32°- 33°) acompanhadas pelo fisioterapeuta. Ele orienta o programa de tratamento através do movimento corporal e trabalhos simultâneos articulares e musculares.

A água tem certos atributos que a faz superior ao ar como meio para se exercitar e possibilitar um ambiente agradável. A flutuação, a viscosidade e a temperatura fazem com que as atividades motoras possam ser facilitadas, resistidas ou ofereçam suporte ao corpo ou aos seus segmentos.

Alguns benefícios oferecidos pela hidroterapia: alívio da dor proporcionado pelo relaxamento conforme o calor da água; auxilia no aumento gradativo da amplitude de movimento; promove a reeducação dos músculos por aumento no supremento sanguíneo elevando a temperatura muscular e facilitando a contração; aumento da circulação e melhora na condição cutânea, sensação de segurança por ação da flutuação facilitando a locomoção do corpo na água e execução dos exercícios mais complexos.

Nos casos neurológicos, existem estimulações e uma melhora significativa no desenvolvimento psicomotor, coordenação motora e sociabilização do paciente.

A água foi utilizada como meio terapêutico por tempos imemoráveis. Nos últimos anos ela tem sido usada na reabilitação ideal do paciente através de vários métodos e equipamentos aquáticos.

Fisioterapeuta Luiz Alberto Moscal e Leonardo Ribeiro